Tradução: Thiago Mont Revisão: Mateus Araújo
Dica rápida: Protocolo START para triagem (RPM – 30/2/obedece ordens)
Se você é como eu, você aprecia o valor dos sistemas de triagem na medicina de emergência e no cuidado pré-hospitalar, mas acha difícil lembrar os componentes de cada um. O protocolo de triagem START (Simple Triage And Rapid Treatment, isto é, triagem simples e tratamento rápido) foi pensado para rápida avaliação em incidentes com múltiplas vítimas, categorizando-as em quatro categorias de cores que informam o nível de urgência necessária de atendimento.
Pacientes classificados como categoria verde, são os feridos que deambulam; esses indivíduos podem se movimentar e obedecer comandos. Eles devem ser direcionados a uma área segura e aguardar posterior atendimento e tratamento. Pacientes classificados no grupo preto não respiram, mesmo após reposicionamento das vias aéreas. Esses pacientes não recebem tratamento.
As duas categorias intermediárias – “vermelho”, que indica pacientes que necessitam de atendimento imediato, e “amarelo”, que indica pacientes que também devem receber cuidado rápido, porém ainda podem aguardar – requerem uma avaliação mais aprofundada acerca do status respiratório, circulatório e neurológico (mental).
RPM – 30 – 2 – obedece ordens
“RPM – 30 – 2 – obedece ordens” foi criado como uma forma de memorizar os componentes do exame que separam pacientes entre o grupo vermelho e o grupo amarelo. Cada uma das três primeiras letras do mnemônico se relaciona com um dos três componentes seguintes:
R (respiração): Indica aqueles pacientes que se adequam para tratamento posterior, devendo apresentar frequência respiratória (FR) menor que 30 ipm;
P (perfusão): Perfusão adequada é indicada quando tempo de preenchimento capilar é menor do que 2 segundos;
M (mental): nos sugere que o status mental é adequado se o paciente consegue obedecer comandos. Isto é, o paciente com status mental adequado consegue realizar as ordens que lhes são solicitadas.
Pacientes com qualquer das categorias RPM alterada (FR maior que 30 ipm, perfusão capilar lenta ou status mental alterado) pertencem à categoria “vermelha” e demandam controle imediato de condições de alto risco de morte como hemorragia ou obstrução de vias aéreas. Aqueles que não se encaixam nas categorias verde, vermelho ou preta são designados “amarelos”, recebendo prioridade após a categoria vermelha ser atendida.
Pela sua natureza, incidentes com múltiplas vítimas são estressantes e acontecem quando estamos menos preparados. O simples mnemônico “RPM – 30 – 2 – obedece ordens” pode ajudar você a lembrar os componentes importantes do sistema a serem avaliados. É claro, esta simples abordagem não funciona para todos. Brent Thoma aborda uma diferente perspectiva e uma visão mais aprofundada sobre o método START nessa postagem.
LINK ORIGINAL (em inglês): https://canadiem.org/start-triage-protocol-rpm-30-2-can-do/
REFERÊNCIAS
Rosen P. Rosen’s Emergency Medicine. Elsevier; 2018.