Share

Por: Kara Bragg DNP, APRN, FNP-C, ENP-BC e Hannah Fox, MD
Post original: https://www.aliem.com/trick-of-trade-topical-lidocaine-jelly-skin-tears-road-rash/

As lacerações da pele, tipo skin tears, são lesões comuns tratadas em idosos no PS. Muitas vezes, a pele é fina como papel e a área envolvida pode ter retalhos grandes. Quando o paciente chega, o sangue pode estar seco com uma borda cutânea retraída e enrolada. Geralmente, a área da superfície é muito grande e a pele fica fina para injetar anestesia local em toda a sua extensão.

Lidocaína tópica em gel
Segredo do Ofício: Use lidocaína tópica em gel a 2%
Cada tubo de 5 mL contém 100 mg de lidocaína.

Caso 1: Paciente idosa com lacerações na pele

Uma mulher de 75 anos de idade chega ao pronto-socorro com queixa de queda da própria altura. Ela apresenta duas grandes lacerações na pele – uma na parte inferior da perna direita e outra na parte superior do braço direito. Cada uma é de aproximadamente 7 a 10 cm e a área foi enfaixada com gaze pelo atendimento pré hospitalar. Os retalhos são finos e estão dobrados e retraídos, deixando uma grande ferida aberta. A paciente está em uso de anticoagulantes e prednisona. O médico assistente se prepara para reparar o ferimento e tentará reaproximar as bordas dos retalhos.

Aplique a lidocaína em gel generosamente na área de laceração da pele e deixe na ferida por 10 a 15 minutos com gaze solta sobre a área. O gel irá anestesiar a área para que a paciente possa tolerar a manipulação da pele e também permitirá que o retalho se reidrate. O ingrediente inativo hidroxipropilmetilcelulose, também conhecido como hipromelose, é uma solução solúvel em água que retém a umidade, cria lubrificação e atua como emulsificante.

Irrigue suavemente a ferida e aplique outra pequena camada de lidocaína em gel. Isso permite que o médico desenrole e deslize a aba sobre a área aberta para obter uma cobertura ideal da ferida. Limpe o gel remanescente antes do reparo de rotina ou de aplicar o curativo estéril.

Caso 2: Acidente de bicicleta

Um garoto de 17 anos se apresenta ao PS com seu pai depois de cair de bicicleta em uma estrada de cascalho. Ele apresenta uma grande área escoriada ao longo de sua coxa esquerda e do tronco esquerdo com debris e sujeira da estrada sob os ferimentos. O médico se prepara para irrigar e debridar os ferimentos.

Aplique lidocaína em gel à 2% generosamente nas áreas de escoriação da pele e deixe na ferida por 10 a 15 minutos. A lidocaína tornará a irrigação mais confortável e a hidroxipropilmetilcelulose fornecerá lubrificação e ajudará a soltar os debris. Também amolece o sangue seco para ajudar na visualização da ferida antes do reparo primário. Use uma esponja macia de preparação cirúrgica irrigada com soro fisiológico para facilitar o desbridamento da ferida.

Cuidado: Absorção sistêmica de lidocaína

A toxicidade da lidocaína é sempre uma preocupação ao injetar ou aplicar topicamente. A quantidade necessária depende do tamanho da área que está sendo anestesiada, da tolerância à dor do paciente e da vascularização do tecido. Sabidamente, o calor pode aumentar a absorção.

A dose máxima recomendada de lidocaína é de 4,5 mg / kg. Isso significa que, em média, você pode usar com segurança até 15 mL de lidocaína em gel 2% em um adulto de 70 kg. Para evitar a absorção sistêmica excessiva de lidocaína, remova a lidocaína restante após a limpeza e reaproximação dos retalhos cutâneos.

Referências

  1. Hogan JE. Hydroxypropylmethylcellulose sustained release technology. Drug Development and Industrial Pharmacy. January 1989:975-999. doi:10.3109/03639048909043660
  2. Lidocaine hydrochloride – Drug Summary. Physician’s Digital Reference (PDR). https://www.pdr.net/drug-summary/Xylocaine-Topical-Solution-lidocaine-hydrochloride-2418#topPage. Published 2019. Accessed November 30, 2019.

Tradução por: Fernanda Villa Verde
Revisão por: Rebeca Bárbara da S. Rios