O que é FOAM?

Share

FOAM significa “Free Open-Access Medical Education” (Educação Médica de Acesso Livre). O conceito emergiu espontaneamente da coleção de recursos de educação médica com acesso livre que evolui constantemente na internet e tem apenas um objetivo – fazer do mundo um lugar melhor. FOAM independe da mídia ou de plataformas – inclui blogs, podcasts, tweets, Google hangouts, vídeos online, textos, fotografias, grupos no Facebook e muito mais.

As duas principais características de FOAM são velocidade e acessibilidade. A velocidade relacionada a FOAM diz respeito à rapidez com que o conhecimento científico é levado do meio acadêmico para as discussões médicas da prática diária. Já a acessibilidade vem do fato de esses recursos estarem continuamente e gratuitamente disponíveis na rede.

 

FOAM: Educação Médica com Acesso Livre, para qualquer um, em qualquer lugar, a qualquer momento.

FOAM é o conceito, #FOAMed é a hashtag no Twitter.

Qualquer um que acompanha o movimento FOAM concorda que os recursos são sofisticados, inovadores e atualizados. Esses recursos possibilitam que médicos e estudantes atualizem seu conhecimento de uma forma divertida, motivante e eficiente. Tudo é gratuito, e pode ser acessado por qualquer, em qualquer lugar e a qualquer momento. Junto com aprendizado contínuo e o conceito de flipped classroom, FOAM é parte do futuro da educação médica.

“Se você quer saber como praticávamos medicina há 5 anos, leia um livro-texto.

Se você quer saber como praticávamos medicina há 2 anos, leia uma revista científica.

Se você quer saber como praticávamos medicina há 1 ano, vá a um (bom) congresso.

Se você quer saber como vamos praticar medicina no futuro, escute nos corredores e use FOAM.”

Joe Lex, na “Internation EM Education Efforts & E-Learning – 2012”

Atualmente, o conceito de FOAM está sendo usado massivamente por Médicos de Emergência de comunidades que tem Inglês como sua língua primária. Na ISAEM, nós vemos FOAM como uma ferramenta que pode ser usada para disseminar conhecimento sobre Medicina de Emergência em locais que a especialidade ainda não é bem estruturada.

Em face disso, estamos criando o “ISAEM FOAM Project”. Nós iremos estimular estudantes de medicina motivados a traduzir conteúdo de FOAM de alta qualidade para as suas línguas nativas. Nós acreditamos que isso será o primeiro passo para fortalecer comunidades de FOAM nesses países e irá levar a uma maior consciência sobre a importância da especialidade dentro desses sistemas de saúde.

O projeto funcionará da seguinte forma:

  • Posts semanais da seção “Resumos de Emergência”
  • Posts semanais da seção “Pesquisa de Emergência”
  • Posts semanais da seção “A Mente do Emergencista”
  • Posts conforme a demanda

Está interessado em colaborar com a ISAEM nesse projeto?

  • Acompanhe nosso blog
  • Curta a nossa página no Facebook
  • Siga o nosso perfil no Twitter
  • Inscreva-se aqui para participar!

Quer saber mais sobre FOAM? Dê uma olhada nesse post do Life in The Fast Lane (link em Inglês).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *