CONHEÇA A #FOAMed!

Share
Autor: Henrique Puls

Na última semana, ocorreu o I Simpósio de Emergências Clínicas e Traumáticas da Liga de Trauma e Emergência da UFRGS e a ISAEM esteve presente para falar sobre a iniciativa de Free Open Access Medical Education. Para que você também fique sabendo tudo sobre o assunto, estamos publicando um resumo com tudo o que foi apresentado!

Free Open Access Medical Education (FOAM)

O conceito emergiu espontaneamente da coleção gratuita de recursos de educação médica que evolui constantemente na internet e, em tradução livre, significa Educação Médica com Acesso Livre e Gratuito. Há apenas um objetivo – fazer do mundo um lugar melhor. FOAM independe de mídia ou de plataformas – inclui blogs, podcasts, Tweets, Hangouts, vídeos online, textos, fotografias, grupos no Facebook e muito mais.

As duas principais características de FOAM são velocidade e acessibilidade. A velocidade relacionada à FOAM diz respeito à rapidez com que o conhecimento científico é levado do meio acadêmico para as discussões médicas da prática diária. Já a acessibilidade vem do fato de esses recursos estarem sempre disponíveis de forma gratuita na Internet.

“Se você quer saber como praticávamos medicina há 5 anos, leia um livro-texto.

Se você quer saber como praticávamos medicina há 2 anos, leia uma revista científica.

Se você quer saber como praticávamos medicina há 1 ano, vá a um (bom) congresso.

Se você quer saber como vamos praticar medicina no futuro, escute nos corredores e use FOAM.”

Joe Lex, na “International EM Education Efforts & E-Learning – 2012”

FOAM

FOAM: Educação Médica com Acesso Livre, para qualquer um, em qualquer lugar, a qualquer momento.

Qualquer um que acompanha o movimento FOAM concorda que os recursos são sofisticados, inovadores e atualizados. Esses recursos possibilitam que médicos e estudantes atualizem seu conhecimento de uma forma divertida, motivante e eficiente. Tudo é gratuito, e pode ser acessado por qualquer um, em qualquer lugar e a qualquer momento. Junto com aprendizado contínuo e o conceito de flipped classroom, FOAM é parte do futuro da educação médica.

FOAM é a definição do movimento, já #FOAMed é a hashtag que liga médicos do mundo todo dentro de uma comunidade virtual. Todo conteúdo compartilhado nas redes sociais é acompanhado pela hashtag. Para conteúdos brasileiros use também #FOAMedBR!

Antes de descobrir como usar #FOAMed, vamos falar de dois conceitos simples. Podemos dividir o conhecimento que adquirimos em conhecimento de base (por exemplo, o que é gota?) e conhecimento específico (por exemplo, nos pacientes da emergência com crise gota, qual droga é mais efetiva no controle de dor). Essa definição é importante porque assim entendemos que a #FOAMed pode ser usada tanto para aprender conhecimentos de base, como para responder perguntas específicas que aparecem durante a prática médica.

Bem, agora que você já sabe o que é #FOAMed, está na hora de começar a usar! Abaixo, você verá diversas formas de integrar esses recursos no seu aprendizado.

Life in The Fast Lane

Onde tudo começou! O site conta com uma coleção de recursos sobre mais de 1600 temas em Medicina de Emergência. Além disso, publica duas sessões semanais, uma em que apresenta os estudos recentes que valem a pena ser lidos e outra em que divulga os melhores posts da #FOAMed na última semana.

Website / Twitter / Facebook


 

Louisville Lectures

O programa de residência em Medicina Interna da University of Louisville, EUA, resolveu se juntar ao movimento e desde então posta as palestras semanais do seu currículo que cobrem os temas mais pertinentes da Medicina Interna.

Website / Twitter


 

Sonomojo

Simplesmente um currículo inteiro de Ultrassom à Beira do Leito!

Website / Twitter


 

EM Basic

Construído para estudantes de medicina e residentes em Medicina de Emergência para disponibilizar conceitos básicos da especialidade.

Website / Twitter


Academic Life in Emergency Medicine

Esse blog foi criado com o objetivo de mudar a relação da sala de aula e da academia com a educação médica. O projeto cresceu muito e atualmente a equipe possui uma seção fixa na maior revista científica de Medicina de Emergência do planeta, o Annals of Emergency Medicine.

Website / Twitter / Facebook


 

ALiEMU

Mantido pela equipe do Academic Life in Emergency Medicine, o ALiEMU conta com recursos no estilo Massive Open Online Courses para o ensino de conceitos base de Medicina de Emergência e tem como objetivo revolucionar a educação nas residências médicas.

Website


 

Mayo EM Blog

O time de emergencistas da Mayo Clinic tem como objetivo distribuir conhecimento para qualquer médico que queira aprender sobre a especialidade.

Website / Twitter / Facebook


Ped EM Morsels

Sean Fox, do Carolinas Medical Center (EUA), tem como objetivo distribuir conhecimento sobre Emergência Pediátrica na comunidade #FOAMed.

Website / Twitter / Facebook


First 10 EM

O médico canadense Justin Morgenstern publica o que deve ser feito nos primeiros 10 minutos de atendimento em diversas situações de emergência.

Website / Twitter / Facebook


Core EM

O objetivo desse grupo de emergencistas de Nova York é oferecer os conceitos base de Medicina de Emergência das mais diversas formas, que podem incluir podcasts, resumos, tweets, streaming ao vivo de eventos, entre outras.

Website / Twitter / Facebook


EM Docs

O EM Docs publica revisões detalhadas sobre os mais diversos tópicos dentro da especialidade. Além disso, a seção semanal “EM Mindset” fala sobre o dia-a-dia da Medicina de Emergência na visão de emergencistas de diversos países.

Website / Twitter / Facebook


USC EM Education

Essa página do programa de residência em Medicina de Emergência da University of Southern California traz vídeos de aulas sobre centenas de temas dentro da especialidade.

Website / Twitter / Facebook


Stanford Medicine 25

Essa iniciativa da Escola de Medicina de Stanford tem como objetivo ensinar 25 técnicas de exame físico consideradas indispensáveis para qualquer médico.

Website / Twitter / Facebook


EM in 5

O EM in 5 traz vídeos de até 5 minutos com assuntos pertinentes à prática da Medicina de Emergência.

Website / Twitter


EM Crit

Por meio de diversos posts semanais e dois podcasts por mês, o EM Crit nos ajuda a levar para a beira do leito as melhores evidências sobre pacientes críticos, reanimação e trauma.

Website / Twitter / Facebook


The Skeptics Guide to Emergency Medicine

Com o objetivo de cortar o tempo de implementação de novas evidências na prática médica para menos de 1 ano, o The SGEM publica um post acompanhado de um podcast todos os domingos. Um estudo com potencial de mudar a prática clínica é escolhido e destrinchado pelos autores do blog.

Website / Twitter / Facebook


ISAEM

Você não pode deixar de acompanhar o #FOAMed Project da ISAEM. Fizemos parceria com diversos dos blogs citados acima para traduzir os melhores posts. Fique ligado!

Website / Twitter / Facebook


NERDicina

O primeiro blog original nos moldes #FOAMed do país. Criado por Emergencistas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e com apoio de integrantes da ISAEM, o NERDicina tem como objetivo produzir conteúdo nacional de qualidade.

Website / Twitter / Facebook


Twitter

Bem, agora que você já sabe onde encontrar os recursos da #FOAMed chegou a hora do passo mais importante: se integrar na comunidade! Você pode começar curtindo as páginas do Facebook dos sites apresentados acima. Porém, para realmente fazer parte da comunidade você tem que se juntar à festa no Twitter. Comece criando o seu perfil, seguindo seus colegas e os médicos mais influentes do momento. Abaixo você encontrará uma lista com sugestões de quem seguir:

ISAEM – @ISAEM13

International Student Association of Emergency Medicine is a non-profit association of EM student Organizations around the world aiming towards developing EM

 Bianca Bertuzzi – @bbertuzzi

Emergencista, entusiasta do POCUS e do compartilhamento das informações. Fundadora do NERDicina. EM physician, POCUS enthusiast, , NERDicina founder

 Márcio Rodrigues – @msrodrigues

Emergency Physician / Computer Scientist – Forever learner  

 Ana Claudia Tonelli – @anactonelli

Point of Care Ultrasound enthusiast

 Henrique Puls – @henrique_puls

I post what I learn and feel everyone should know | Med Student – Future EM Physician | Tech Curious | VP of Internal Affairs @

 Lucas O. J. e Silva – @lucasojesilva12

Med Student from Brazil. FOAMed addicted. National Ambassador @

 Daniel Schubert – @ducschub

Medical Student from Brazil. Emergency Medicine and Trauma Surgery enthusiast. Interested in Disaster Management and Trauma Care. supporter.

 Flavia Machado – @FlaviaSepsis

intensivist. working with Latin America Sepsis Institute, a non-profit organization willing to improve sepsis care in Brazil and in middle income contries!

 Salim R. Rezaie – @srrezaie

EM/IM Doc; Founder of REBEL EM & REBEL Cast; Co-Founder of The Teaching Institute; Viva .

 Scott Weingart – @emcrit

I’m an ED Intensivist in NY. I host the EMCrit Podcast, where I explore my obsession with ED Critical Care and Resuscitation. Vociferous supporter of .

 Daniel Cabrera – @CabreraERDR

Knowledge Broker | Emergency Physician and Educationalist | Randomness & Rhizomatics | | Only personal opinions | No super powers

 Lauren Westafer – @LWestafer

EM Chief Resident passionate about,EBM/knowledge translation & various culinary/athletic endeavors.Tweets=my own,not medical advice. @ cohost

 rob rogers – @EM_Educator

Clinician, Disruptive Meducationist, Podcaster, Entreprenerd, & Learning Choreographer | Host of the Wildcast podcast | The Teaching Institute/Course |

 Natalie May – @_NMay

Emergency Medicine/Paed EM doc, medical education enthusiast &  queen. Retrieval reg @. Opinions mine, tweets for HCPs, here for the

 Simon Carley – EMManchester@

Professor of Emergency Medicine Manchester. EMJ editor. Associate Dean. Cyclist. BestBets & St.Emlyn’s   PGY-25

 Alex Koyfman – @EMHighAK

EM Physician / Educator; @ Editor-in-Chief

 Aidan Baron – @aLittleMedic

student | amatuer sono enthusiast | infatuated with pre-hospital care & emergency med | | | | | |

 MUE_USS – @MUE_14

Programa formación especialistas en medicina de urgencia & emergencia USS, Santiago, Chile  

 Teresa Chan – @TChanMD

ERDoc. Meducator. Own views expressed. Contributor to @, @, ICE Blog. @ founder. Works @ & @


Feedly

“Nossa, mas é muita coisa! Como que eu vou me organizar no meio de tudo isso?”

Bem, a melhor maneira é acompanhar sua timeline no Twitter e baixar o feedly no seu celular. Esse aplicativo permite acompanhar os seus blogs preferidos e pode até te avisar quando um artigo novo for publicado. Experiemente!

iOS / Android

 


Agora é só começar!

Mostramos aqui como entrar no mundo da #FOAMed. Se você gostou da ideia, compartilhe com seus colegas para que eles se juntem à comunidade! Caso você queira dar um passo adiante e se tornar um criador de conteúdo entre em contato com a ISAEM. Temos vagas para estudantes interessados em Medicina de Emergência que queiram contribuir com o nosso #FOAMed Project. Já se você quer começar a contribuir mas é estudante ou médico com interesse em outra especialidade mande uma mensagem na nossa página do Facebook que estamos dispostos a auxiliar e estimular ainda mais o desenvolvimento dessa iniciativa!

Curta a ISAEM no Facebook

Siga a ISAEM no Twitter